terça-feira, 24 de abril de 2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Campeonato Interno de Futsal
CAMPEONATO INTERNO
Objetivo: propiciar uma atividade extra-classe, onde os alunos poderão extravazar as energias, dentro de um coletivo de regras, buscando diminuir o nível de indisciplina, e consequentemente aumentar o nível de aprendizagem.
Ø Condições essenciais para realização
a) aluno matriculado e com freqüência regular;
b) comportamento digno com o Regimento Interno Escolar;
c) autorização dos pais/responsáveis
Ø Congresso técnico
. Cada turma participará com um time masculino e um feminino;
. O número mínimo de atletas por equipe será de 6 ( seis );
. Será realizado apenas um jogo por semana; sendo possível, dois jogos;
. Proibido jogar descalço;
. Obrigatoriedade de cumprir com as regras estabelecidas pela Equipe Organizadora;
. Não acontecendo, durante a semana, um comportamento de acordo com o Regimento Interno da Escola, automaticamente será cancelada a rodada;
. A turma que tiver três reclamações consecutivas, será eliminada do campeonato;
. Cada vitória terá um valor de 4,0 ( quatro ) pontos, o empate terá 2,0 ( dois pontos ), e a derrota terá 0,0 ( zero ) ponto.
. As duas equipes que somarem o maior número de pontos, disputará a final do campeonato.
Processo Ensino Aprendizagem
O processo ensino aprendizagem necessita da boa vontade excessiva de quem aprende, e também de quem deseja aprender. A psicologia auxilia no tratamento das informações diante de uma relação onde estão envolvidas pessoas.
A indisciplina na Escola
EQUIPE EM AÇÃO
Sala do Educador – 19 de março de 2012
A indisciplina na Escola foi tratada junto à Equipe Pedagógica, e teve a participação em massa dos profissionais envolvidos diretamente com o processo em sala de aula.
Avaliações 6º ano
Avalição final do 1º bimestre
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E RACIOCÍNIO FAZEM PARTE DA AVALIAÇÃO
segunda-feira, 16 de abril de 2012
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Atividades - Números Naturais
6º ANO: PROBLEMAS COM NÚMEROS NATURAIS
Q.1) | Resolvendo a expressão: (2x3 + 3x5 - 4:2) x 2 o valor encontrado é: |
A. |
B. |
C. |
D. |
E. |
Q.2) | Um fazendeiro possui 10 vacas leiteiras. Cada vaca leiteira produz 5 litos de leite por dia. Se o fazendeiro vender esse leite em garrafas de 1 litro, quantas garrafas podem ser vendidas em 1 mês? |
A. |
B. |
C. |
D. |
E. |
Q.3) | O dono da Pousada Beira – Rio tem 700 reais para comprar frutas para um café da manhã. Foram gastos 200 reais com pães, 150 reais com frutas, 120 reais com sucos e 100 reias com frios (queijo, presunto, salame,...). Para essa compra, qual será o troco para o dono da pousada? |
A. |
B. |
C. |
D. |
E. |
Q.4) | Em um jogo de cartas, Juca acertou 5 rodadas de 4 pontos e 2 rodadas de 2 pontos. Porém, devido alguns erros acabou sofrendo perda de pontos em 3 rodadas que valiam 5 pontos. Quantos pontos ele marcou nesse jogo? |
A. |
B. |
C. |
D. |
E. |
Q.5) | A soma das idades de André e Pedro é 25 anos. Sabe-se que André tinha 5 anos quando Pedro nasceu. Então, podemos concluir que, a idade de André e Pedro são, respectivamentes? |
A. |
B. |
C. |
D. |
E. |
Números Inteiros - Operações e Propriedades
Neste material será feita uma revisão dos aspectos mais importantes sobre as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros.
Adição
Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é denominadosoma ou total.
Adição
Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é denominadosoma ou total.
1º parcela + 2º parcela = soma ou total
A ordem das parcelas nunca altera o resultado de uma adição: a + b = b + a
O zero é elemento neutro da adição: 0 + a = a + 0
SubtraçãoO primeiro termo de uma subtração é chamado minuendo, o segundo, subtraendo e o resultado da operação de subtração é denominado resto ou diferença.
O zero é elemento neutro da adição: 0 + a = a + 0
SubtraçãoO primeiro termo de uma subtração é chamado minuendo, o segundo, subtraendo e o resultado da operação de subtração é denominado resto ou diferença.
minuendo - subtraendo = resto ou diferença
A ordem dos termos pode alterar o resultado de uma subtração: a - b ≠ b - a (sempre que a ≠ b)
Se adicionarmos uma constante k ao minuendo, o resto será adicionado de k.
Se adicionarmos uma constante k ao subtraendo, o resto será subtraído de k.
A subtração é a operação inversa da adição:
M - S = R ↔ R + S = M
A soma do minuendo com o subtraendo e o resto é sempre igual ao dobro do minuendo.
M + S + R = 2 × M
Valor absolutoO Valor absoluto de um número inteiro indica a distância deste número até o zero quando consideramos a representação dele na reta numérica.
Atenção: O valor absoluto de um número nunca é negativo, pois representa uma distância.
A representação do valor absoluto de um número n é | n |. (Lê-se "valor absoluto de n" ou "módulo den".)
Números simétricosDois números a e b são ditos simétricos ou opostos quando: a + b = 0
Exemplos:-3 e 3 são simétricos (ou opostos) pois (-3) + (3) = 0.
4 e -4 são simétricos (ou opostos) pois (4) + (-4) = 0.
O oposto de 5 é -5.
O simétrico de 6 é -6.
O oposto de zero é o próprio zero.
Dois números simétricos sempres têm o mesmo módulo.
Exemplo: |-3| = 3 e |3| = 3
Operações com números inteiros (Z)Qualquer adição, subtração ou multiplicação de dois números inteiros sempre resulta também um número inteiro. Dizemos então que estas três operações estão bem definidas em Z ou, equivalentemente, que o conjunto Z é fechado para qualquer uma destas três operações.
As divisõs, as potenciações e as radiciações entre dois números inteiros nem sempre têm resultado inteiro. Assim, dizemos que estas três operações não estão bem definidas no conjunto Z ou, equivalentemente, que Z não é fechado para qualquer uma destas três operações.
Adições e subtrações com números inteirosExiste um processo que simplifica o cálculo de adições e subtrações com números inteiros. Observe os exemplos seguintes:
Exemplo1:
Calcular o valor da seguinte expressão:
10 - 7 - 9 + 15 - 3 + 4
Exemplo2:Calcular o valor da seguinte expressão: -10 + 4 - 7 - 8 + 3 - 2
1º passo: Achar os totais (+) e (-):
(+): +4 + 3 = +7
(-): -10 - 7 - 8 - 2 = -27
2º passo: Calcular a diferença dando a ela o sinal do total que tiver o maior módulo:
-27 + 7 = - 20
Multiplicação
Os termos de uma multiplicação são chamados fatores e o resultado da operação de multiplicação é donominado produto.
Divisão inteiraNa divisão inteira de N por D ≠ 0, existirá um único par de inteiros, Q e R, tais que:
Q × D + R = N e 0 ≤ R < R < |D| (onde |D| é o valor absoluto de D)
A segunda condição significa que R (o resto) nunca pode ser negativo.Os quatro números envolvidos na divisão inteira são assim denominados:
N é o dividendo; D é o divisor (sempre diferente de zero);
Q é o quociente; R é o resto (nunca negativo).
Exemplos:
1) Na divisão inteira de 60 por 7 o dividendo é 60, o divisor é 7, o quociente é 8 e o resto é 4.
N é o dividendo; D é o divisor (sempre diferente de zero);
Q é o quociente; R é o resto (nunca negativo).
Exemplos:
1) Na divisão inteira de 60 por 7 o dividendo é 60, o divisor é 7, o quociente é 8 e o resto é 4.
8 × 7 + 4 = 60 e 0 ≤ 4 < |7|
2) Na divisão inteira de -60 por 7 o dividendo é -60, o divisor é 7, o quociente é -9 e o resto é 3.
-9 × 7 + 3 = -60 e 0 ≤ 3 < |7|
Multiplicação e divisões com números inteirosNas multiplicações e divisões de dois números inteiros é preciso observar os sinais dos dois termos da operação:
Exemplos:
Exemplos:
Sinais iguais (+) | Sinais opostos (-) |
(+) × (+) = + | (+) × (-) = - |
(-) × (-) = + | (-) × (+) = - |
(+) ÷ (+) = + | (+) ÷ (-) = - |
(-) ÷ (-) = + | (-) ÷ (+) = - |
Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com/numeros-inteiros-operacoes-e-propriedades
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