sexta-feira, 20 de abril de 2012

Campeonato Interno de Futsal

CAMPEONATO INTERNO


Objetivo: propiciar uma atividade extra-classe, onde os alunos poderão extravazar as energias, dentro de um coletivo de regras, buscando diminuir o nível de indisciplina, e consequentemente aumentar o nível de aprendizagem.

Ø     Condições essenciais para realização
a)     aluno matriculado e com freqüência regular;
b)    comportamento digno com o Regimento Interno Escolar;
c)     autorização dos pais/responsáveis

Ø     Congresso técnico

. Cada turma participará com um time masculino e um feminino;
. O número mínimo de atletas por equipe será de 6 ( seis );
. Será realizado apenas um jogo por semana; sendo possível, dois jogos;
. Proibido jogar descalço;
. Obrigatoriedade de cumprir com as regras estabelecidas pela Equipe Organizadora;
. Não acontecendo, durante a semana, um comportamento de acordo com o Regimento Interno da Escola, automaticamente será cancelada a rodada;
. A turma que tiver três reclamações consecutivas, será eliminada do campeonato;
. Cada vitória terá um valor de 4,0 ( quatro ) pontos, o empate terá 2,0 ( dois pontos ), e a derrota terá 0,0 ( zero ) ponto.
. As duas equipes que somarem o maior número de pontos, disputará a final do campeonato.  

Processo Ensino Aprendizagem

O processo ensino aprendizagem necessita da boa vontade excessiva de quem aprende, e também de quem deseja aprender. A psicologia auxilia no tratamento das informações diante de uma relação onde estão envolvidas pessoas.

6º ano ( 2º Ciclo 3º Fase )

6º ano em ação
Reconhecendo o blog como atividade interativa

Planos de aula: Fevereiro

A indisciplina na Escola

EQUIPE EM AÇÃO
Sala do Educador – 19 de março de 2012

A indisciplina na Escola foi tratada junto à Equipe Pedagógica, e teve a participação em massa dos profissionais envolvidos diretamente com o processo em sala de aula.




Avaliações 7º ano

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E RACIOCÍNIO FAZEM PARTE DOS EXERCÍCIOS

Avaliações 6º ano

Avalição final do 1º bimestre

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E RACIOCÍNIO FAZEM PARTE DA AVALIAÇÃO 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Provas OBMEP







Atividades - Números Naturais

 6º ANO: PROBLEMAS COM NÚMEROS NATURAIS
Q.1) Resolvendo a expressão: (2x3 + 3x5 - 4:2) x 2 o valor encontrado é:
A.
B.
C.
D.
E.
Q.2) Um fazendeiro possui 10 vacas leiteiras. Cada vaca leiteira produz 5 litos de leite por dia. Se o fazendeiro vender esse leite em garrafas de 1 litro, quantas garrafas podem ser vendidas em 1 mês?
A.
B.
C.
D.
E.
Q.3) 
O dono da Pousada Beira – Rio tem 700 reais para comprar frutas para um café da manhã. Foram gastos 200 reais com pães, 150 reais com frutas, 120 reais com sucos e 100 reias com frios (queijo, presunto, salame,...).  Para essa compra, qual será o troco para o dono da pousada?
A.
B.
C.
D.
E.
Q.4) Em um jogo de cartas, Juca acertou 5 rodadas de 4 pontos e 2 rodadas de 2 pontos. Porém, devido alguns erros acabou sofrendo perda de pontos em 3 rodadas que valiam 5 pontos. Quantos pontos ele marcou nesse jogo?
A.
B.
C.
D.
E.
Q.5) A soma das idades de André e Pedro é 25 anos. Sabe-se que André tinha 5 anos quando Pedro nasceu. Então, podemos concluir que, a idade de André e Pedro são, respectivamentes?
A.
B.
C.
D.
E.
Fonte: http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=6-ano-problemas-com-nsmeros-naturais

Números Inteiros - Operações e Propriedades

Neste material será feita uma revisão dos aspectos mais importantes sobre as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros.

Adição
Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é denominadosoma ou total.
1º parcela + 2º parcela = soma ou total
A ordem das parcelas nunca altera o resultado de uma adição: a + b = b + a
O zero é elemento neutro da adição: 0 + a = a + 0

SubtraçãoO primeiro termo de uma subtração é chamado minuendo, o segundo, subtraendo e o resultado da operação de subtração é denominado resto ou diferença.
minuendo - subtraendo = resto ou diferença

A ordem dos termos pode alterar o resultado de uma subtração: a - b ≠ b - a (sempre que a ≠ b)

Se adicionarmos uma constante k ao minuendo, o resto será adicionado de k.
Se adicionarmos uma constante k ao subtraendo, o resto será subtraído de k.
A subtração é a operação inversa da adição:
M - S = R ↔ R + S = M

A soma do minuendo com o subtraendo e o resto é sempre igual ao dobro do minuendo.
M + S + R = 2 × M

Valor absolutoO Valor absoluto de um número inteiro indica a distância deste número até o zero quando consideramos a representação dele na reta numérica.

Atenção: O valor absoluto de um número nunca é negativo, pois representa uma distância.
A representação do valor absoluto de um número n é | n |. (Lê-se "valor absoluto de n" ou "módulo den".)

Números simétricosDois números são ditos simétricos ou opostos quando: a + b = 0

Exemplos:
-3 e 3 são simétricos (ou opostos) pois (-3) + (3) = 0.
4 e -4 são simétricos (ou opostos) pois (4) + (-4) = 0.

O oposto de 5 é -5.
O simétrico de 6 é -6.
O oposto de zero é o próprio zero.

Dois números simétricos sempres têm o mesmo módulo.

Exemplo: |-3| = 3 e |3| = 3


Operações com números inteiros (Z)Qualquer adição, subtração ou multiplicação de dois números inteiros sempre resulta também um número inteiro. Dizemos então que estas três operações estão bem definidas em ou, equivalentemente, que o conjunto é fechado para qualquer uma destas três operações.
As divisõs, as potenciações e as radiciações entre dois números inteiros nem sempre têm resultado inteiro. Assim, dizemos que estas três operações não estão bem definidas no conjunto ou, equivalentemente, que não é fechado para qualquer uma destas três operações.

Adições e subtrações com números inteirosExiste um processo que simplifica o cálculo de adições e subtrações com números inteiros. Observe os exemplos seguintes:

Exemplo1: 

Calcular o valor da seguinte expressão:
10 - 7 - 9 + 15 - 3 + 4

Exemplo2:Calcular o valor da seguinte expressão: -10 + 4 - 7 - 8 + 3 - 2
1º passo: Achar os totais (+) e (-):
    (+): +4 + 3 = +7
    (-): -10 - 7 - 8 - 2 = -27
2º passo: Calcular a diferença dando a ela o sinal do total que tiver o maior módulo:
    -27 + 7 = - 20

Multiplicação
Os termos de uma multiplicação são chamados fatores e o resultado da operação de multiplicação é donominado produto.

Divisão inteiraNa divisão inteira de N por D ≠ 0, existirá um único par de inteiros, Q e R, tais que:
Q × D + R = N e 0 ≤ R < R < |D| (onde |D| é o valor absoluto de D)
A segunda condição significa que R (o restonunca pode ser negativo.Os quatro números envolvidos na divisão inteira são assim denominados:
N é o dividendoD é o divisor (sempre diferente de zero);
Q é o quocienteR é o resto (nunca negativo).

Exemplos:
1) Na divisão inteira de 60 por 7 o dividendo é 60, o divisor é 7, o quociente é 8 e o resto é 4.
× 7 + 4 = 60 e 0 ≤ 4 < |7|
2) Na divisão inteira de -60 por 7 o dividendo é -60, o divisor é 7, o quociente é -9 e o resto é 3.
-9 × 7 + 3 = -60 e 0 ≤ 3 < |7|
Multiplicação e divisões com números inteirosNas multiplicações e divisões de dois números inteiros é preciso observar os sinais dos dois termos da operação:

Exemplos:
Sinais iguais (+)
Sinais opostos (-)
(+) × (+) = +
(+) × (-) = -
(-) × (-) = +
(-) × (+) = -
(+) ÷ (+) = +
(+) ÷ (-) = -
(-) ÷ (-) = +
(-) ÷ (+) = -

Fonte: http://www.tudosobreconcursos.com/numeros-inteiros-operacoes-e-propriedades

Tur pelo município de Acorizal - MT